O que é a Caritas?

A Caritas é um organismo da Igreja Católica Apostólica Romana presente em 200 países e territórios, na forma da rede Cáritas Internationalis, sediada em Roma, no Vaticano (originada em 1897). Esta rede está subdividida em 7 regiões: América Latina e Caribe, África, Europa, Oceania, Ásia, América do Norte e a chamada MONA - Oriente Médio e Norte da África.
-
-------Nessas diversas partes do globo, a Cáritas age em parceria com organismos nacionais e internacionais, com enfoque na questão da defesa dos direitos humanos e numa perspectiva ecumênica. Ela detém o status "Consultivo Geral”, atribuído pelo Conselho Socioeconômico da ONU (Organização das Nações Unidas).
-
-------A Cáritas também apóia iniciativas populares de geração de trabalho e renda, as chamadas PACs (Projetos Alternativos Comunitários). Os PACs estão presentes nas cinco regiões do país, ajudando a formar uma rede de economia popular solidária. Numa perspectiva de “caridade libertadora”, essas unidades comunitárias exercem papel educativo: gradativamente, seus integrantes substituem a passividade assistencialista pela busca da autonomia econômica e política, através da participação nos fóruns e reuniões do movimento da economia solidária.
-
-
-
-------A Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) é parte da Rede Caritas Internationalis. Foi criada em 12 de novembro de 1956 e é reconhecida juridicamente como órgão de utilidade pública federal.
-
-------A CASP atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais. Atualmente, a Cáritas Brasileira tem quatro diretrizes institucionais: defesa e promoção de direitos; incidência e controle social de políticas públicas; construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável; fortalecimento da Rede Cáritas.
-
-------A entidade possui 170 entidades-membro em todo o Brasil e atua em 10 regionais: Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Nordeste II (AL, PB, PE, RN), Nordeste III (BA, SE), Norte II (AP, PA), Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A Cáritas está em processo de formação de Regional no Espírito Santo, Norte I (AM) e Rio de Janeiro.
-